Materiais paramagnéticos, diamagnéticos, e ferromagnéticos

Materiais que na presença de um campo magnético capazes de se tornar um ímã, sendo ele fraco ou não. 
Esses materiais são classificados em ferromagnéticosparamagnéticos e diamagnéticos.

 Paramagnéticos - são materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, quando na presença de um campo magnético, se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs.

 Diamagnéticos – são materiais que se colocados na presença de um campo magnético tem seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. Exemplo: o cobre, o bismuto, a prata, o chumbo, etc.

 Ferromagnéticos – esse grupo apresentam características bem diferentes das características dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais se imantam fortemente se colocados na presença de um campo magnético. É possível verificar, experimentalmente, que a presença de um material ferromagnético altera fortemente o valor da intensidade do campo magnético. São substâncias ferromagnéticas somente o ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. Os materiais ferromagnéticos são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades.

Google Translator - Select your language

More new videos in organized Playlists

Minhas Conexões com outras redes

Diego da Cruz Pereira : Music Playlist Albums on YouTube